Neuroimulogia

Nome do Programa Neuroimunologia
Coordenadores Prof.Dr. Paulo Euripedes Marchiori Prof.Dr. Paulo Euripedes Marchiori
Titulação Professor Associado Professor Associado
Departamento Neurologia
Objetivos do Programa capacitar o médico neurologista a conduzir todas as etapas de avaliação e orientação do paciente com doença neurológica de alta complexidade na área de neuro-imunologia, no âmbito de pacientes internados e ambulatoriais, além de familiarizá-lo com projetos de pesquisa e ensaios clínicos.
Atividades Teórico-Práticas Obrigatórias
  1. Seminários (programa e carga horária)
    • Seminários semanais, durante todo o estágio com ênfase em fisiopatologia, diagnóstico, conduta e proposta terapêutica, dentro dos seguintes temas: a) discussão de casos e artigos relacionados a Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central; b) discussão de casos e de artigos relacionados a Doenças do Sistema Nervoso Periférico: Doenças (Imuno-mediadas e Neuro-degenerativas); c) discussão de artigos relacionados a Doenças Inflamatórias e Infecciosas Sistêmicas com manifestação no Sistema Nervoso. Distúrbios do Movimento; d) discussão de artigos relacionados a terapias imunossupressoras atuais – aplicações práticas em neurologia; e) discussão de artigos relacionados a Neurofisiologia. Carga horária: 4 horas/semanais. (inclusa na carga horária de cada ambulatório).
    • Atividade Prática no Atendimento a Pacientes internados na Enfermaria com Visitas diárias à enfermaria e à Unidade de Terapia Intensiva da Divisão de Clínica Neurológica, com discussão dos casos de neuroimunologia, abrangendo doenças inflamatórias, infecciosas assim como acometimento neurológico em Doenças Sistêmicas, particularmente sobre condutas práticas, em conjunto com os médicos assistentes da Enfermaria de Neurologia Clínica. Visitas diárias à enfermaria com discussão de casos clínicos à beira do leito. Carga horária: 20 horas/mês.
    • Atividade Prática de Atendimento Ambulatorial Supervisionada na área de Neuroimunologia no âmbito de patologias do Sistema Nervoso Central e Periférico, com discussão dos casos em conjunto com os médicos assistentes nas seguintes áreas: a) ambulatório de doenças desmielinizantes e vasculites do sistema nervoso central; b) ambulatório de nervos periféricos (polineuropatias imuno-mediadas e vasculites do sistema nervos periférico); c) ambulatório de miastenia gravis e miopatias inflamatórias; d) ambulatório de doenças inflamatórias sistêmicas com acometimento neurológico. Carga horária: 24 horas/mês.
    • Coleta, informatização e análise de dados relativos ao atendimento de pacientes com DCV no HCFMUSP.
  2. Outras Atividades Programadas (descrição) ? a) observação de exames de Neurofisiologia – Eletroneuromiografia, discussão de indicações e resultados com Dr. Mário Wilson Iervolino Brotto. Carga Horária; 20 horas/mês. b) observação de exames de potencial evocado, discussão de indicações e resultados com Dra. Nadia Nader Mangini. Carga Horária: 20 horas/mês.
Atividades Optativas Participação ativa em atividade científica com relatos de casos e série de casos com especial interesse científico, bem como participação em ensaios clínicos.
Estágios em serviço atendimento de doentes ambulatoriais e internados na Enfermaria de Neurologia e UTI Neurológica bem como atendimento em Interconsultas Neurológica, para desenvolvimento de habilidades relacionadas a:

• aplicação de medidas preventivas e terapêuticas das complicações neurológicas em pacientes com doenças Sistêmicas.
  • desenvolvimento e implantação de rotinas que acelerem o diagnóstico e o tratamento inicial de doenças neurológicas imuno-mediada, que se enquadram no perfil de alta complexidade.
  • desenvolvimento e implantação de protocolos de tratamento adequados a cada tipo de doença neurológica imuno-mediada.
  • aplicação de medidas preventivas e terapêuticas da complicações neurológicas em pacientes com doenças sistêmicas.
  • integração multidisciplinar, com implementação de fisioterapia motora e respiratória precoce para proporcionar melhora funcional destes pacientes.
  • desenvolvimento de pesquisa clínica em neuro-imunologia clínica nas áreas diagnóstica e terapêutica. Carga horária total: 40 horas/semanais.

Supervisão: Prof. Paulo Euripedes marchiori, Dr. Fabio Iuji Yamamoto. Dra. Adriana Bastos Conforto e médicos assistentes da Divisão de Clínica Neurológica.

Trabalho de Campo Não haverá.
Carga Horária Total 1700 horas
Duração do Programa 1 ano
Período do Programa 01.02.2013 a 31.01.2014
Pré-requisito Residência médica em Neurologia
Taxa de Inscrição R$ 100,00 (cem reais)
Período de Seleção 15 a 20 de dezembro de 2012.
Forma(s) de Seleção Currículo e entrevista
Taxa de Matrícula R$ 300,00 (trezentos reais)
Mensalidade Isento
Número de Vagas (mínimo e máximo) duas a três por ano.
Forma(s) de Avaliação e critérios de aprovação final desempenho, frequência, artigo aceito para publicação em periódico indexado.
Bibliografia artigos científicos e livros serão indicados ao longo do ano.
Colaboradores
  • Prof.Dr. Paulo Euripedes Marchiori: Professor Associado, Chefe da Enfermaria de Neurologia, supervisão na UTI Neurológica e Enfermaria de Neurologia.
  • Dr. Antonio Alberto Zambon: doutor, médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão no Ambulatório de Neurologia Geral e Miastenia Gravis.
  • Dr. Dagoberto Callegaro: Doutor, médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica – Coordenação no Ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Enfermaria de Neurologia.
  • Dra. Angelina Maria Martins Lino: Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão no ambulatório de Nervos Periféricos.
  • Dra. Maria Tereza Alves Hirata: Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão no Ambulatório de Nervos Periféricos e Neurofisiologia Clínica.
  • Dr. Mário Wilson Iervolino Brotto: médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão na Eletroneuromiografia.
  • Dra. Nádia Nader Mangini: Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão na Neurofisiologia clínica.
  • Dra. Mary de Carvalho Alegro: médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão no Ambulatório de Miopatias.