Neuroendocrinologia

Neurocirurgiões: Dr. Valter A. S. Cescato e Dr. Gilberto Ochman

Endocrinologistas: Dra. Nina R.C. Musolino e Dr. Malebranche B. Cunha Neto

O grupo de neuroendocrinologia avalia e acompanha pacientes com diagnóstico de lesões da região hipotálamo-hipofisária ou com suspeita clínica, laboratorial ou de imagem de alteração da função da hipófise. As principais doenças que acometem esta região são os adenomas hipofisários, tumores benignos que se desenvolvem na hipófise.

A hipófise, pequena glândula posicionada próxima à base do crânio em região muito protegida do cérebro, é responsável pelo estímulo e controle de outras glândulas além de produzir hormônios com ação no corpo todo. Desse modo, alterações orgânicas, como tumores, ou funcionais desta glândula podem acarretar distúrbios hormonais e sintomas neurológicos como cefaléia e alterações visuais.

Doenças e mesmo tratamentos, como cirurgia e radioterapia, que tenham lugar na região do hipotálamo e da hipófise podem levar a distúrbios na regulação e função da hipófise, por isso é tão importante o acompanhamento de endocrinologista especializado na área da neuroendocrinologia em contato estreito com o neurocirurgião especializado no tratamento das lesões desta região.

A associação internacional de neurocirurgiões hipofisários considera um cirurgião especializado em cirurgia de hipófise quando já tenha realizado no mínimo 200 cirurgias transesfenoidais, que é a via de acesso mais utilizada para esta região, e que efetue pelo menos 30 cirurgias anuais. Daí a importância da existência da unidade de serviço especializado em doenças hipotálamo-hipofisárias, onde são efetuadas atualmente mais de 100 cirurgias transesfenoidais anuais, dentro da neurocirurgia funcional.

Nosso atendimento é especializado e, portanto, recebemos encaminhamento de outros serviços quando já feito o diagnostico ou suspeita diagnóstica. A triagem dos pacientes é feita no mesmo dia do atendimento ambulatorial, que ocorre às quarta-feiras no período da manha. Pacientes encaminhados de outros serviços deverão se apresentar das 7 às 9 hs trazendo o encaminhamento do serviço de origem assinado e carimbado pelo profissional responsável, além de todos os exames já realizados, laboratoriais e de imagem, para a triagem.