Pesquisa

Linhas de pesquisa do progama de pós-graduação em neurologia

1. Biologia Molecular

Descrição: Estudos genéticos e bioquímicos em afecções neurológicas.
    Equipe: Suely Kazue Nagahashi Marie, Edmar Zanoteli, Gerson Chadi

2. Cefaléias

Descrição: Visa a caracterizar as patologias mais comuns relacionadas com a queixa primária e estudar o efeito de drogas no tratamento da enxaqueca
    Equipe: Ida Fortini, Antonio Cesar Sabão, José Luiz Dias Guerpelli

3. Doenças neurológicas devidas as lesões dos nervos periféricos e dos músculos

Descrição: Estudo de doenças neurológicas devidas a lesão no neurônio motor periférico ou do próprio músculo.
    Equipe: Roberto Sergio Martins, Mario Gilberto Siqueira, Mario Wilson Iervolino Brotto, Angelina Maria Martins Lino, Edmar Zanoteli, Umbertina Conti Reed.

4. Doenças Vasculares Encefálicas

Descrição: Estudos de fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças vasculares encefálicas.
    Equipe: Adriana Bastos Conforto, Edson Bor Seng Shu,

5. Dor: clínica e cirurgia

Descrição: Com a criação de um centro de estudos de dor, unificou-se o atendimento dos doentes com processos dolorosos, por uma equipe multidisciplinar médica e paramédica, dando origem aos vários projetos de pesquisa em andamento.
    Equipe: Manoel Jacobsen Teixeira, Daniel Ciampi Araujo de Andrade

6. Epilepsias

Descrição: Estudo multisetorial das epilepsias, que avalia os aspectos, neurológicos, psicológicos e sociais. Sob o ponto de vista neurológico a ênfase, no momento, é voltada aos aspectos clínicos, aos exames complementares e às particularidades na infância.
    Equipe: Luiz Henrique Martins Castro, Maria Luiza Giraldes de Manreza, Eliana Garzon

7. Estudo do sono e seus distúrbios

Descrição: Estudo multisetorial do sono. Aspectos fisiológicos e bioquímicos. Distúrbios do sono: diagnóstico e tratamento.
    Equipe: Rubens N. de A. Reimão, Rosana Cardoso Alves, Eliana Garzon

8. Estudo dos Distúrbios do Movimento: aspectos clínicos, de neuroimagem, laboratoriais e terapêuticos

Descrição: Esta linha de pesquisa que desenvolve projetos de estudo clínico, laboratorial e epidemiológico, a partir do atendimento de doentes com transtornos do movimento.
    Equipe: Egberto Reis Barbosa, João Carlos Papaterra Limongi, Marcia Rubia Rodrigues Gonçalves, Monica Haddad

9. Neuro-infecção

Descrição: São incluídos neses estudos, todos os doentes atendidos na Clínica Neurológica com doenças inflamatórias do sistema nervoso. São tabulados seus dados clínicos, laboratoriais e terapêuticos. Especial ênfase em neurocisticercose e neurocriptococose.
    Equipe: Luis dos Ramos Machado, José Antonio Livramento, Helio Rodrigues Gomes

10. Neurocirurgia

Descrição: Estudo de novos métodos de abordagem neurocirúrgica e de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em neurocirurgia.
    Equipe: Manoel Jacobsen Texeira, Erich Talamoni Fonoff, Eberval Gadelha Figueiredo

11. Neuroimagem

Descrição: Esta linha de pesquisa anteriormente limitada aos processos infecciosos e inflamatórios foi estendida para o estudo das demais afecções que acometem o sistema nervoso central.

12. Neuroimunologia

Descrição: Avaliação dos mecanismos imunológicos envolvidos na patogenia das doenças do sistema nervoso e sua importância para o diagnóstico e tratamento. Em estudo particularmente a miastenia grave e a esclerose múltipla
    Equipe: Dagoberto Callegaro, Samira Luisa dos Apóstolos Pereira, Paulo Euripedes Marchiori, José Albino da Paz.

13. Neurologia Cognitiva e do Comportamento

Descrição: Pesquisa clínica sobre os mecanismos centrais de controle de comportamento em situações patológicas, e pesquisas de epidemiologia clínica e a terapêutica em demência.
    Equipe: Ricardo Nitrini, Sonia Maria Dozzi Brucki, Valeria Santoro Bahia, Jerusa Smidt, Marcia Radanovic, Leticia Lessa Mansur, Erasmo Barbante Casella.

14. Neurologia Translacional

Descrição: Promover a interface entre as pesquisas experimentais e clínicas com enfoque nos mecanismos neurodegenerativos, neuroprotetivos e neurorregenerativos em desordens do sistema nervoso.
    Equipe: Gerson Chadi, Edmar Zanoteli

15. Neurologia neonatal e do desenvolvimento

Descrição:Estudar as doenças que acometem o sistema nervoso central durante o período neonatal e no período de desenvolvimento do sistema nervoso central
    Equipe: Umbertina Conti Reed, Erasmo Barbante Casella, Maria Joaquina Marques Dias, José Luiz Dias Guerpelli

16. Doenças Neurodegenerativas e Metabólicas da Infância.

Descrição: São encefalopatias progressivas devido a erros inatos de metabolismo das organelas celulares e que são de caráter hereditário na maioria das vezes e levam a degeneração neuronal.
    Equipe: Maria Joaquina Marques Dias, Fernando Kok, Clarissa Bueno.