O Pós-Doutorado é um programa destinado a pesquisadores… CLIQUE AQUI para saber mais.

Linha de Pesquisa

1. Biologia Molecular.

• Descrição: Estudos genéticos e bioquímicos em afecções neurológicas
  • Equipe: Gerson Chadi, Edmar Zanoteli, Suely Kazue Nagahashi Marie

2. Cefaléias.

• Descrição: Visa a caracterizar as patologias mais comuns relacionadas com a queixa primária e estudar o efeito de drogas no tratamento da enxaqueca.

3. Doenças neurológicas devidas as lesões dos nervos periféricos e dos músculos.

• Descrição: Estudo de doenças neurológicas devidas a lesão no neurônio motor periférico ou do próprio músculo.
  • Equipe: Edmar Zanoteli, Umbertina Conti Reed

4. Doenças Vasculares Encefálicas.

• Descrição: Estudos de fisiopatologia, epidemiologia, diagnostic e tratamento das doenças vasculares encefálicas.

5. Dor: clínica e cirurgia.

• Descrição: Com a criação de um centro de estudos de dor unificou-se o atendimento dos doentes com processos dolorosos por uma equipe multidisciplinary médica e paramédica, dando origem aos vários projetos de pesquisa em andamento.
  • Equipe: Manoel Jacobsen Teixeira

6. Epilepsias.

• Descrição: Estudo multisetorial das epilepsias, que avalia os aspectos neurológicos, psicológicos e sociais. Sob o ponto de vista neurológico a ênfase, no momento, é voltada aos aspectos clínicos, aos exames complementares e às particularidades na infância.
  • Equipe: Luiz Henrique Martins Castro

7. Estudo do sono e seus distúrbios.

• Descrição: Estudo multisetorial do sono. Aspectos fisiológicos e bioquímicos. Distúrbios do sono: diagnostic e tratamento.

8. Estudo dos Distúrbios do Movimento: aspectos clínicos, de neuroimagem, laboratoriais e terapêuticos.

• Descrição: Esta linha de pesquisa que desenvolve projetos de estudo clinico, laboratorial e epidemiológico, a partir do atendimento de doenças com transtornos do movimento.

9. Neuro-infecção

• Descrição: São incluídos nesses estudos, todos os doentes atendidos na Clínica Neurológica com doenças inflamatórias do sistema nervosa. São tabulados seus dados clínicos, laboratoriais e terapêuticos. Especial ênfanse em neurocisticercose e neurocriptococose.

10. Neurocirurgia

• Descrição: Estudo de novos métodos de abordagem neurocirúrgica e de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em neurocirurgia.
  • Equipe: Manoel Jacobsen Teixeira, Erich Talamoni Fonoff, Eberval Gadelha Figueiredo.

11. Neuroimagem

• Descrição: Esta linha de pesquisa anteriormnte limitada aos processos infecciosos e inflamatórios foi estendida para o estudo das demais afecções que acometem o sistema nervoso central.

12. Neuroimunologia

• Descrição: Avaliação dos mecanismos imunológicos envolvidos na patogenia das doenças do sistema nervosa e sua importância para o diagnostic e tratamento. Em estudo particularmente a miastenia grave e a esclerose múltipla.
  • Equipe: Paulo Euripedes Marchiori

13. Neurologia Cognitiva e do Comportamento

• Descrição: Pesquisa clínica sobre os mecanismos centrais de controle de comportamento em situações patológicas, e pesquisas de epidemiologia clínica e a terapêutica em demência.
  • Equipe: Ricardo Nitrini

14. Neurologia Experimental

• Descrição: Promover a interface entre as pesquisas experimentais e clínicas com enfoque nos mecanismos neurodegenerativos, neuroprotetivos e neurorregenerativos em desordens do sistema nervosa.
  • Equipe: Gerson Chadi, Edmar Zanoteli

15. Doenças Neuromusculares

• Equipe: Umbertina Conti Reed e Edmar Zanoteli

16. Doenças Neurodegenrativas e Metabólicas da Infância

• Descrição: São encefalopatias progressivas devido a erros inatos de metabolism das organelas celulares e que são de caráter hereditário na maioria das vezes e levam a degeneração neuronal.
  • Equipe: Fernando Kok